5 livros para falar sobre divórcio com as crianças

5 livros para falar sobre divórcio com as crianças

Os livros podem ser uma excelente ferramenta para ajudar os filhos a entenderem, de forma lúdica e leve, a separação dos pais e todas as mudanças que ela pode trazer.

Escrito por Larissa Miranda
02/08/2023 11H07

5 livros para falar de divórcio com crianças
 (Divulgação/Arte:/Larissa Miranda)

O processo de divórcio costuma ser difícil, principalmente quando ele envolve filhos pequenos. É comum que os pais fiquem receosos de contar para os filhos e não saibam como conduzir a situação, tornando-a um verdadeiro bicho de 7 cabeças. Pensando nisso, podemos lançar mão de recursos lúdicos sobre a temática para introduzir o assunto com as crianças e tornar esse momento menos assustador (para todos os envolvidos). Aqui, trouxemos 5 livros infantis que abordam a separação em uma linguagem acessível para os pequenos, confira abaixo:

  1. Lá e Aqui, da Editora Pequena Zahar

Com uma construção poética, frases curtas e metafóricas, lá e aqui nos conduz a uma casa que um dia teve suas estruturas abaladas por uma chuva muito forte, e de repente tudo mudou. Nosso personagem se vê em um cenário diferente, com uma nova rotina, e duas casas diferentes. De um jeito contraído, as autoras abordam a separação dos pais e as mudanças vivenciadas pelas crianças nesse processo.

 

 

 

Era uma vez uma casa, a minha casa. Ela tinha um lago cheio de peixes, sapos no jardim, muitas flores coloridas, um pai e uma mãe. Mas, um dia, nossa casa virou duas.

 

2. Bing e o enigma dos países que se separaram, da Sinopsys Editora

De forma semelhante ao livro da pequena zahar, aqui a autora também faz uso da metáfora de uma casa que se partiu ao meio, mas utilizando a ideia de um planeta, que colidido por um meteoro, se tornou dois. Um livro que ajuda os pequenos a entender que quando os pais se separam, terão regras e convivências diferentes tanto na casa da mãe quanto do pai, de forma leve e engraçada.

No começo Bing ficou assustado. Depois foi achando até divertido. Bing tinha duas casas, e em cada uma delas havia paz. O Vulcão se acalmou. Mamãe fez dele uma floreira. Papai fez dele uma churrasqueira.

3. Quando os pais se separam, da Artmed

Em Quando os pais se separam, Marge Heegaard apresenta conceitos educativos sobre casamento e divórcio através de atividades para escrever, desenhar e colorir. Aqui, a criança aprende de forma lúdica sobre as muitas mudanças que acontecem ao longo da vida e a como validar e lidar com suas emoções sobre elas.

 

 

4. Pertinho de você, da Editora Girassol

Pertinho de você faz parte de uma coletânea de livros voltados para crianças pequenas (3-5 anos) a lidar com situações novas e/ou difíceis. Nesse volume, acompanhamos a história de um garotinho que se sentia culpado e confuso com o divórcio dos pais, que então explicam para ele a nova situação.

 

 

 

5. A casa caiu, da Sinopsys Editora

Esta é a história de uma família que passou pelas dúvidas e inquietações da separação e precisa se adaptar à nova configuração. A partir da contação da história, escrita por duas psicólogas infantis, as crianças possuem a oportunidade de acessar seus sentimentos e pensamentos sobre esse processo afim de ressignificá-los.